Percurso do Malara - Gimonde


Gimonde é uma pequena aldeia situada a 5 Km Bragança, nos limites do Parque Natural de Montesinho. Tem como pontos de interesse o Rio Onor, a ponte medieval e as igrejas de Santa Columbina e de Santo António, assim como o casario tradicional.

Este trilho tem início no parque de merendas de Gimonde, é um percurso circular de Pequena Rota com 12 Km de extensão, dificuldade média e uma duração aproximada de 4 horas, existindo também uma variante mais pequena com 4 Km de extensão.


Basicamente este trilho percorre as cumeadas do vale do Rio Onor, dando-nos uma bela perspectiva do mesmo, assim como de toda a aldeia. As únicas dificuldades deste trilho são a subida inicial e outra subida de igual amplitude sensivelmente a meio do percurso. É sempre efectuado em estradões muito bem conservados, não existindo qualquer dificuldade na orientação.
A paisagem é muito diversificada, com vários “retalhos” das culturas tradicionais desta região, como os castanheiros, carvalhos, sobreiros, olivais, searas, lameiros, algumas hortas e terreno baldio. Logo após a subida inicial é possível observar ao longe a cidade de Bragança e mais à frente temos uma vista panorâmica da aldeia de Vale de Lamas
O melhor local para o almoço é a meio do percurso, quando se atravessa a pé o Rio Onor, desfrutando das sombras dos choupos junto ao rio.
Na época da brama (Setembro e Outubro) é possível observar veados, como felizmente aconteceu nesta caminhada. O terreno é também propício à observação de outros animais, como javalis, raposas, perdizes, coelhos e lebres, assim como algumas aves de rapina como os milhafre e falcões o que infelizmente não aconteceu. Foram apenas observados pombos-bravos, estorninhos e uma cotovia que se fez à fotografia.
Antes de chegar a Gimonde, a visita à capela de Santa Columbina é obrigatória pois permite-nos ter outra perspectiva da aldeia e de toda a sua envolvência.
A caminhada termina logo após atravessar a ponte medieval.

Para descansar é altamente recomendável perder algum tempo a contemplar e registar para a posteridade as 2 pontes de Gimonde (a medieval e a rodoviária) não esquecendo o ninho de cegonha, a igreja matriz (igreja de Santo António) e as casas tradicionais (algumas delas recuperadas), desfrutando assim de um ambiente único e inesquecível.










































Boas caminhadas...

Sem comentários:

Enviar um comentário