Caminito del Rey

Trilho dos Moinhos de Parada e Penedo do Encanto

Para dar as boas vindas à primavera, nada melhor do que uma boa caminhada. Desta vez escolhemos a zona do Lindoso.

Demos inicio ao percurso junto ao Poço da Gola, local de uma beleza ímpar onde podemos encontrar um moinho de rodízio, um dos poucos que conseguimos ver durante todo o trajecto. Após uma breve visita a este fantástico recanto natural, iniciamos uma subida por caminhos empedrados e trilhos de pastores que nos levam até ao ponto mais alto do percurso, a Codiceira. Nesta parte do trajecto podemos contemplar toda a beleza da Serra Amarela, o corte aguçado dos montes que nos rodeiam, o gado que por ali pasta, as chás e algumas formações geológicas.
Chegados ao ponto mais alto do trilho, fizemos um pequeno desvio para visitar o Penedo do Encanto, local onde podemos observar algumas gravuras rupestres. A partir daqui começamos a descida por entre manchas de carvalhos delimitadas por muros de pedra solta até à típica aldeia de Parada, com as suas casas tradicionais e eiras comunitárias.
Continuando o percurso, descemos em direcção ás escarpas do Rio Lima, contemplado a majestosa paisagem que esta zona nos oferece, até que chegamos a um açude. Aqui podemos descobrir por entre a vegetação densa alguns moinhos de água abandonados. Após cruzarmos o açude seguimos por um estradão que nos leva até à estrada nacional. Daqui seguimos em direcção ao ponto inicial desta aventura.

Já depois de terminado o percurso, tivemos oportunidade de conhecer o sr. Américo Marinheiro, grande contador de histórias, que nos convidou a provar um pouco do seu vinho. Boa pinga!

Ficheiro GPS do trilho disponível no nosso wikiloc. Boas caminhadas!





































Comentários