Caminito del Rey

BTT Ecopista do Tâmega

Como o fim de semana estava primaveril, decidimos juntar uns amigos e fomos pedalar pela ecopista do Tâmega, que percorre uma das mais belas linhas ferroviárias do país, ligando Amarante a Arco de Baúlhe.

Ao longo de todo o percurso podemos desfrutar do contacto directo com o património histórico e natural envolvente, nomeadamente as muitas aldeias e pontes que atravessam em toda a sua extensão as paisagens verdejantes de inigualável beleza e o Rio Tâmega, que nos acompanha quase sempre de muito perto. É um passeio bastante agradável onde fomos parando para tirar umas fotos, apreciar as belas vistas, nomeadamente a Senhora da Graça, a Serra do Alvão e os campos vinícolas. De salientar o bom estado de conservação de algumas estações ferroviárias.

Chegados a Arco de Baúlhe, foi hora de reconfortar o estômago e fazer uma visita ao Núcleo Ferroviário que ocupa o antigo edifício destinado ao parqueamento de material circulante daquela que foi a estação terminal da Linha do Tâmega. Neste local podemos encontrar uma locomotiva a vapor de 1908, uma automotora de 1948 e algumas carruagens que foram usadas pelo Rei D. Carlos e pela Rainha D. Amélia a quando das suas visitas ás Termas de Pedras Salgadas em 1907.

De referir que a ecospista tem uma distância total aproximada de 40 quilómetros (ida e volta) com maior ascensão no sentido Amarante - Arco de Baúlhe.

Boas Pedaladas!



























Comentários