Caminito del Rey

Ascensão ao Peña Trevinca

Há algum tempo que estávamos com vontade de um desafio maior, decidimos por isso, fazer a ascensão ao Peña Trevinca - o pico mais alto do território da Comunidade Autónoma da Galiza.  
Começamos a caminhada bem cedo, ainda se fazia sentir bastante frio e um vento forte e gelado apesar do sol.

O percurso inicia junto à Laguna de Los Peces, onde existe um parque de estacionamento e um painel informativo com os vários trilhos existentes.
A subida inicial é ligeira mas prolonga-se por alguns quilómetros até ao local onde podemos avistar Trevinca e o grandioso vale do rio Tera.
Fizemos uma pequena pausa para contemplar a fabulosa paisagens e tirar algumas fotos.... A neve deu-lhes um encanto especial!
Depois começamos a descida para o vale, onde passamos pelo refugio Riopedro e metros depois por uma pitoresca ponte de pedra e madeira sobre o rio Tera
Atravessar o vale até à base da montanha é quase sempre por piso plano, apenas tivemos de ir saltitando sobre os pequenos cursos de água formados pelo degelo. Chegados à base do Trevinca entramos na parte mais difícil do percurso, até porque a partir daqui enfrentamos uma longa subida sem trilho marcado e onde foi preciso escolher o melhor caminho para chegar ao topo.

Quando chegamos ao cume a sensação é única e indescritível, quer pelas paisagens pintadas de branco, quer pelo prazer de dever cumprido após a dura subida... Sentimentos que quem faz caminhadas deste género reconhece!

Após reconfortar o estômago fizemos o regresso ao ponto inicial pelo mesmo percurso...

Percurso: Linear
Distância: 24 km
Dificuldade: Alta
Duração: 9h:30m
Orientação: Marcas percurso/GPS (ficheiro GPS no nosso wikiloc)




































Vista panorâmica do cimo do Peña Trevinca



Comentários