Caminito del Rey

Trilho do Fojo do Lobo


O trilho do Fojo do Lobo é um percurso de âmbito histórico e cultural que percorre velhos caminhos de Aboim de Nóbrega, Gondomar e Valreu.

O trilho inicia junto ao Parque de Campismo de Aboim de Nóbrega. Ao longo do percurso podemos encontrar diversos escavados no saibro e na rocha mais conhecidos por cabanas, que funcionam como abrigos de carros de bois e alfaias agrícolas.

Antes de chegar ao local que dá nome a este trilho, ainda passamos pelo cruzeiro da Fonte Fria, rodeado de uma paisagem composta predominantemente por giestas.

Chegados ao emblemático e importante marco cultural, podemos ver o Fojo com os muros em forma de "V" e uma extensão de cerca de 2 km, outrora construído para caçar os lobos que causavam insegurança à população e atacavam os rebanhos. Os Lobos eram então conduzidos, através de sons, pedras e paus para o Fojo, que normalmente estava coberto com vegetação e onde os Monteiros lhes ponham fim à vida.

Em seguida começamos a descida para o núcleo rural de Bezeguimbra onde se destacam os espigueiros e cuja paisagem nos deslumbra com as vistas para a Serra Amarela e Gerês.

Pouco depois alcançamos o Parque de Campismo onde demos inicio à nossa caminhada. No final o almoço foi no belo e fresco jardim de Aboim de Nóbrega, junto à Igreja.

Boas Caminhadas!


Percurso: Circular
Distância Percorrida: 9,7 km
Dificuldade: Fácil
Duração: 3h:30m




































Comentários