Figas de Ermelo


De volta ao Parque Natural do Alvão, mas desta vez para realizar um percurso pela zona das Fisgas de Ermelo.
O tempo não ajudou muito, pois encontamos alguma chuva e nevoeiro, mas também não foi o suficiente para nos fazer desistir.
Estacionamos o carro junto ao miradouro das Fisgas de Ermelo e iniciamos logo ali com uma longa subida para nos fazer aquecer. Não tardou muito ficamos maravilhados com o cenário causado pelo nevoeiro entre os pinheiros. A primeira travessia sobre o Rio Olo fez-se com relativa facilidade mas com alguma precaução, devido ao piso estar escorregadio. Seguimos então até à aldeia de Varzigueto e damos conta que estamos do outro lado da encosta, ou seja, vemos o nosso ponto de partida. Somos então contemplados com toda a beleza que aquelas grandes encostas proporcionam. Aproveitamos o facto da chuva dar tréguas e recarregamos baterias a usufruir desta bela paisagem.
A partir dali subimos mais um pouco e atravessamos de novo o Rio Olo, tivemos que improvisar a passagem porque a corrente de água era um pouco alta, uma pedra aqui outra ali e fizemos a nossa ponte para a outra margem.
Não tardou e retomamos a descida até chegar ao ponto de chegada e terminar mais um excelente dia na companhia de boa gente.
Boas caminhadas!

Distância: 12,5klm
Inicio/fim: Miradouro Fisgas de Ermelo
Duração: 4:30h
Dificuldade: Baixa
Orientação: GPS










 



















Sem comentários:

Enviar um comentário