Trilho Azenhas de Antas


Este percurso inicia e acaba no pequeno e agradável Parque de Merendas de Azevedo onde se encontra o placard informativo do trilho.

O primeiro ponto de interesse é um monumento megalítico designado Menir. Localiza-se no alto do Monte de Antas onde temos uma visão por quase toda a Freguesia. À saída da povoação, entramos numa zona de floresta onde encontramos as ruínas de um moinho de vento e continuamos até chegar ao Rio Neiva.

Durante o trilho, ao longo da margem, somos brindados com as históricas Azenhas e uma vegetação seca, devido à época em que nos encontramos (Fevereiro), mas deixou-nos levar pela imaginação... como seria aquilo tudo verdejante?... de certeza fantástico!

Passando por baixo da A28, atravessando a zona industrial de Antas, chegamos à N13 e retomamos de novo as margens do Neiva entrando depois pelo trilho onde a encosta tem mais declive. Andamos mais alguns metros e estamos na passagem da antiga Estrada Romana onde está sinalizado um dos percursos dos Caminhos de Santiago.

Por fim voltamos ao povoado e atravessamos o Lugar de Guilheta, iniciamos a subida em direcção ao nosso ponto de partida, aí podemos parar no alto da Portela e ter uma vista panorâmica sobre o mar.

Foi bom mas acabou rápido, recomendamos vivamente este percurso na Primavera ou inicio do Verão.
Boas caminhadas!

Distância Percorrida: 12 km
Grau de Dificuldade: Fácil
Duração do Percurso: 4horas
Perfil do Percurso: Circular






Azenha do Grilo







Azenha do Minante








Caminho de Santiago







O grupo junto ao Menir

Sem comentários:

Enviar um comentário