Caminito del Rey

CAMINHADA NO PARQUE NATURAL DE MONTESINHO

No extremo Nordeste de Portugal, em plena Terra Fria Transmontana ao longo da fronteira entre Portugal e Espanha, encontra-se o Parque Natural de Montesinho. A magnífica paisagem é consequência de um excelente exemplo de integração harmoniosa do Homem no seu meio natural. O relevo é de planaltos suaves com muitas rochas arredondadas gastas pelo tempo emergentes por uma vegetação rasteira e manchas de carvalhos nas orlas ribeirinhas. O percurso circular efectuado foi o do Porto Furado (PR), o seu inicio localiza-se na conhecida aldeia de Montesinho com uma distância total de 7763 metros, uma duração aproximada de 3 horas com um grau de dificuldade médio/baixo. Fica desde já a promessa e vontade de um dia voltar para conhecer melhor o P.N.M.!!



À saída da aldeia, o caminho aparece flanqueado por paredes de fincões que delimitam as hortas e lameiros, mais à frente, encontramos bosquetes de carvalho-negral e matos, predominantemente estivais. Durante a caminhada, o observador mais atento e afortunado poderá ser surpreendido pela trajectória solitária de lobos ou corços, sendo mais comum avistar pequenos mamíferos como raposas, lebres e coelhos, saindo de passadouros que se desembocam no caminho.






Aspecto da Serra do Montesinho



Falgueirão - Destaca-se na paisagem pela sua configuração cónica e a elevação granítica que ilustra bem a geologia do alto da serra do Montesinho.






Chegamos ao topo do percurso, a Barragem da Serra Serrada, foi construída em finais da década dos anos 80 e é responsável pelo abastecimento hídrico à cidade de Bragança e à produção de energia eléctrica. A paisagem , de horizontes abertos é propícia à observação de várias espécies de aves sendo de destacar a águia-real e o melro-das-rochas.




Foto da praxe na Barragem da Serra Serrada




Cruzando o curso da ribeira das Andorinhas por um tosco pontão de pedras aproximamo-nos do local que dá nome ao percurso, um afloramento de rochas que constituem indícios de um sistema de armazenamento e condução de água relacionada com a mineração romana.






Porto Furado



Canal Cortado

Ribeira das Andorinhas


O percurso inicia a sua descida para a aldeia, o conjunto de arte rupestre do Castro Curioso é composto por sete rochas, seis delas alinhadas e orientadas na direcção do fundo do vale, com cruzes em todas as faces verticais. Esta é localmente designada por Fraga Medideira e reza a história terem sido os seus sinais gravados pelos pastores que se dirigiam ao alto da serra acompanhando o gado, com o intuito de medir o seu crescimento.



Enorme e velho Castanheiro da aldeia de Montesinho

Comentários

  1. ola
    estou a procura de trilhos no pnm.
    gostava de saber mais info acerca deste percurso mapa track gps etc .

    obrigado
    RDB

    ResponderEliminar

Enviar um comentário