À saída da aldeia, o caminho aparece flanqueado por paredes de fincões que delimitam as hortas e lameiros, mais à frente, encontramos bosquetes de carvalho-negral e matos, predominantemente estivais. Durante a caminhada, o observador mais atento e afortunado poderá ser surpreendido pela trajectória solitária de lobos ou corços, sendo mais comum avistar pequenos mamíferos como raposas, lebres e coelhos, saindo de passadouros que se desembocam no caminho.
Aspecto da Serra do Montesinho
Falgueirão - Destaca-se na paisagem pela sua configuração cónica e a elevação granítica que ilustra bem a geologia do alto da serra do Montesinho.
Chegamos ao topo do percurso, a Barragem da Serra Serrada, foi construída em finais da década dos anos 80 e é responsável pelo abastecimento hídrico à cidade de Bragança e à produção de energia eléctrica. A paisagem , de horizontes abertos é propícia à observação de várias espécies de aves sendo de destacar a águia-real e o melro-das-rochas.
Foto da praxe na Barragem da Serra Serrada
Cruzando o curso da ribeira das Andorinhas por um tosco pontão de pedras aproximamo-nos do local que dá nome ao percurso, um afloramento de rochas que constituem indícios de um sistema de armazenamento e condução de água relacionada com a mineração romana.
Porto Furado
Ribeira das Andorinhas
O percurso inicia a sua descida para a aldeia, o conjunto de arte rupestre do Castro Curioso é composto por sete rochas, seis delas alinhadas e orientadas na direcção do fundo do vale, com cruzes em todas as faces verticais. Esta é localmente designada por Fraga Medideira e reza a história terem sido os seus sinais gravados pelos pastores que se dirigiam ao alto da serra acompanhando o gado, com o intuito de medir o seu crescimento.
Enorme e velho Castanheiro da aldeia de Montesinho
ola
ResponderEliminarestou a procura de trilhos no pnm.
gostava de saber mais info acerca deste percurso mapa track gps etc .
obrigado
RDB