Trilho Maia


Tomamos conhecimento deste trilho através de alguns amigos geocachers. O trilho não é oficial nem se encontra sinalizado, podem encontrar mais informação sobre o mesmo no seguinte link:

Iniciamos o percurso na aldeia de Covas do Rio, seguindo por um caminho rural que nos leva até um estradão que segue até à aldeia de Covas do Monte. Nesta parte do trilho podemos contemplar toda a grandiosidade e imensidão da serra.

Chegados à aldeia, iniciamos a subida da encosta do inferno, seguindo pelo trilho que acompanha a ribeira e onde podemos encontrar várias cascatas e quedas de água. No cimo da encosta, entramos numa estrada asfaltada que segue em direcção à aldeia da Pena, já na aproximação à aldeia retomamos o caminho de terra batida, descendo até à mesma.

Depois de uma merecida pausa para repor as energias e conhecer um pouco da aldeia, retomamos o percurso pelo caminho onde o morto matou o vivo, que nos leva de regresso ao nosso ponto de partida, Covas do Rio. Esta, é sem dúvida, uma das partes mais espectaculares de todo o trajecto. Não só pela  beleza das enormes escarpas e vegetação luxuriante do mesmo, mas também pela lenda que deu origem ao seu nome (devido ao facto de não existir cemitério na Pena, os seus habitantes tinham de levar os defuntos para a aldeia vizinha. Numa dessas travessias e como o percurso é muito íngreme, um homem escorregou e o caixão caiu-lhe em cima, matando-o).

Boas caminhadas!

Percurso: circular
Duração: 6 horas
Distância: 14kms
Dificuldade: média

Track GPS do percurso disponível no nosso wikiloc.