PR2 - Parque Natural do Alvão (Agarez-Arnal)

Inicio de primavera é altura ideal para uma boa caminhada. Assim sendo, partimos em direcção ao Parque Natural do Alvão para realizar este belo PR2.

O percurso tem inicio na estrada municipal entre Agarez e Arnal, seguindo depois junto à ribeira de Arnal até à aldeia de Galegos da Serra. Aqui chegados, iniciamos a subida em direcção à Escola Ecológica, local mais elevado do percurso e onde podemos observar ao fundo a cidade de Vila Real. Continuando o trilho, vamos passar junto ao maciço granítico conhecido como Catedral de Arnal e pela cascata de Agarez, desfrutando de toda a beleza destes lugares. A partir daqui iniciamos a descida até ao ponto de partida deliciados com as deslumbrantes paisagens que esta parte do percurso nos proporciona.

Até à próxima e boas caminhadas!

Percurso: Circular
Distância: 6,5 kms
Dificuldade: Fácil
Duração: 3 horas












Galegos da Serra 

 Escola Ecológica


Maciço granítico (Catedral do Arnal)









Cascata de Agarez














Geocaching no Vale do Tua

Carnaval é sinónimo de diversão! Para nós, geocaching também!
Por isso, aproveitamos o fim de semana de Carnaval para descobrir as caixinhas escondidas nas proximidades do Vale do Tua.

O dia não se revelou muito solarengo e a chuva foi quase uma constante ao longo do passeio, contudo, foi possível encontrar algumas caches. O melhor do dia revelou-se ser as paisagens deslumbrantes de vinhas, socalcos, antigas estações da Linha do Tua e pequenas povoações. Depara-mo-nos com as obras da futura barragem do Tua e, é com grande pesar que assistimos ao fim de uma das mais belas linhas ferroviárias de Portugal.

Iniciamos o percurso de carro na aldeia de Abreiro (Mirandela) e seguimos pela estrada municipal até à estação de Brunheda. Continuamos por uma estrada estreita e sinuosa pelas localidades de Pombal, Paradela e Paramos até ao Vale de Tua, onde fizemos uma pausa para visitar a estação. Ainda nos deslocamos até S. Mamede de Ribatua, onde fomos presenteados com uma fantástica panorâmica sobre a antiga linha de comboio, como demonstra a última fotografia.

É um passeio muito agradável, mesmo para quem quiser, apenas visitar a região.

Boas cachadas!